2.14.2013

O melhor na vida

"Entra o Pedro, entra o Paulo, são dois rapazinhos a saltar à corda..."
Finalmente o Inverno dera tréguas e, hoje, o intervalo da manhã era desfrutado ao ar livre. Sentada no murete ainda húmido, Inês olhava distraída os colegas que cantavam, em uníssono, ao mesmo tempo que davam à corda, uns e, outros, saltavam com admirável coordenação.
Gostava de participar nas actividades de grupo, porém, esta manhã, sentia-se triste e apreensiva.
- Não vens saltar, Inês? - alguém perguntou.
- Talvez mais tarde. Ou amanhã. - respondeu em tom baixo, de olhos vazios.
Habitualmente, era uma jovem palradora e muito sorridente. Na verdade, quando a Inês sorria, parecia que todas as estrelas no céu se acendiam. Não era coincidência que, do alto dos seus treze anos, houvesse já logrado conquistar os corações de muitos dos rapazes que frequentavam o liceu.
- Vá, deixa-me, dá descanso às hormonas que eu tenho muito que estudar! - dizia-lhes, torturando-os com um sorriso que lhe retorcia os cantos da boca juvenil, e o olhar mais límpido que alguma vez veriam.
Os seus pais iam divorciar-se. O pai saíra de casa e, desde então, a mãe mais não fazia do que chorar copiosamente e repetir que tudo o que tinha na vida se fora, acabara.
Inês nutria um amor incondicional pelos seus pais, mas não conseguia deixar de pensar que a atitude da mãe era patética. Há vários anos que o casal mantinha uma relação "não mexas para não cair".
- Mãe, tens que acordar! - pensou.
Puxou da caneta e do caderno, e escreveu:
"Mãe,
Sei que te sentes triste porque perdeste. Não o pai, esse, já se fora há muito, mas a rotina podre de mágoa silenciosa.
Gostaria que te lembrasses de que, fora dessa redoma em que te enclausuraste, existe todo um mundo que respira e que te oferece uma nova oportunidade em cada amanhecer.
O amor é combustível da felicidade, sim, mas reecontrá-lo estará ao teu alcance enquanto quiseres. Abraça o que tens: Vida em ti. Amigos fiéis (atende-lhes o telefone, por amor de Deus!). A mim, que serei sempre parte de ti.
Busca o que te falta. Talvez deixes de adiar sonhos que sei que guardas contigo. Quem sabe, descobres o teu propósito na vida, a âncora que te tem feito falta.
Acima de tudo, encontra-te na tua verdade e sê fiel a ti mesma.
É isso o melhor na vida.
Com amor,
Inês".
 
 (imagem retirada daqui)
 


Sem comentários:

Enviar um comentário